quarta-feira, 25 de maio de 2011

Alexander Graham Bell

Alexander Graham Bell nasceu em Edimburgo numa família ligada ao ensino de elocução: o seu avô em Londres, seu tio em Dublin, e seu pai, Sr. Alexander Melville Bell, em Edimburgo, eram todos elocucionistas professados. Este último publicou uma variedade de trabalhos sobre o assunto, dos quais vários são bem conhecidos, em especial o seu tratado na linguagem gestual, que apareceu em Edimburgo em 1868. Neste explica o seu método engenhoso de instruir surdos mudos, por meio visual, como articular palavras e como ler o que as outras pessoas dizem pelo movimento dos lábios. Graham Bell, seu filho distinto, foi educado na escola real de Edimburgo, onde se graduou aos 13 anos. Aos dezesseis fixou uma posição como professor de elocução e de música na academia de Weston house, em Elgin, Escócia. O ano seguinte foi passado na Universidade de Edimburgo. De 1866 a 1867 foi instrutor na universidade de Somersetshire em Bath, Inglaterra. Enquanto esteve na Escócia virou a sua atenção para a ciência da acústica, com o objectivo de melhorar a surdez de sua mãe.
Em 1870, aos 23 anos, mudou-se com a família para o Canadá, onde se estabeleceram em Brantford, Ontário. Antes de sair da Escócia, Alexander Graham Bell virou a sua atenção para o telefone, e no Canadá continuou o seu interesse por máquinas de comunicação.
Estrela de Graham Bell na Calçada da fama do Canadá. [2]Projectou um piano que podia transmitir música a uma certa distância por meio de electricidade. Em 1873 acompanhou seu pai a Montreal, Quebeque, onde foi empregado a ensinar o seu sistema de linguagem gestual. A Bell mais velha foi convidada a introduzir o sistema numa grande escola para mudos em Boston, mas declinou o posto em favor do seu filho, que se tornou logo famoso nos Estados Unidos pelo seu sucesso neste importante trabalho. Alexander Graham Bell publicou mais de um tratado sobre o assunto em Washington, e é principalmente com os seus esforços que os milhares de surdos mudos na América podem agora falar quase, se não completamente, tão bem quanto as pessoas que conseguem ouvir.
Em Boston continuou a sua pesquisa no mesmo campo, e esforçou-se para produzir um telefone que emitisse não somente notas musicais, mas articulasse a fala.
Com financiamento do seu sogro americano, em 7 de Março de 1876, o Escritório de Patentes dos Estados Unidos concedeu-lhe a patente número 174.465 que cobre "o método de, e o instrumento para, transmitir sons vocais ou outros telegraficamente, causando ondulações eléctricas, similares às vibrações do ar que acompanham o som vocal.", ou seja o telefone. Após ter obtido a patente para o telefone, Bell continuou suas experiências em comunicação, que culminaram na invenção da photophone - transmissão do som num feixe de luz - um percursor dos sistemas de fibra óptica actuais. Também trabalhou na pesquisa médica e inventou técnicas para ensinar o discurso aos surdos.
Bell teve 18 patentes concedidas em seu nome e outras doze que compartilhou com seus colaboradores. Estas incluem 14 para o telefone e o telégrafo, quatro para o photophone, uma para o fonógrafo, cinco para veículos aéreos, quatro para hidroaviões, e duas para uma pilha de selénio. Em 1888 era um dos membros fundadores da National Geographic Society e transformou-se no seu segundo presidente.
Recebeu muitas honrarias. O governo francês conferiu-lhe a decoração da Légion d'honneur (legião de honra), [3] a Académie française atribuiu-lhe o prémio Volta, de 50 mil francos,[3] a sociedade real das artes em Londres concedeu-lhe a medalha Albert, em 1902, e a universidade de Würzburg, Baviera, concedeu-lhe o grau de doutoramento honoris causa. [3]
Bell casou-se com Mabel Hubbard em 11 Julho de 1877, tornou-se cidadão naturalizado dos EUA em 1882 e morreu em Baddeck, Nova Escócia, em 1922

Guglielmo Marconi

Nascimento 25 de abril de 1874 em Palazzo Marescalchi, Bolonha, Itália morreu
Em 20 de julho de 1937 (63 anos) em Roma
Inventor do primeiro sistema prático de telegrafia sem fios, em 1896. Marconi se baseou em estudos apresentados em 1897 por Nikola Tesla para em 1899 realizar a primeira transmissão pelo canal da mancha. A teoria de que as ondas electromagnéticas poderiam propagar-se no espaço, formulada por James Clerk Maxwell, e comprovada pelas experiências de Heinrich Hertz, em 1888, foi utilizada por Marconi entre 1894 e 1895. Ele tinha apenas vinte anos, em 1894, quando transformou o celeiro da casa onde morava em laboratório e estudou os princípios elementares de uma transmissão radiotelegráfica, uma bateria para fornecer eletricidade, uma bobina de indução para aumentar a força, uma faísca elétrica emitida entre duas bolas de metal gerando uma oscilação semelhante as estudadas por Heinrich Hertz, um Coesor, como o inventado por Édouard Branly, situado a alguns metros de distância, ao ser atingido pelas ondas, acionava uma bateria e fazia uma campainha tocar.
Em 1896, foi para a Inglaterra, depois de verificar que não havia nenhum interesse por suas experiências na Itália. Em 1899, teve sucesso na transmissão sem fios do código Morse através do canal da Mancha. Dois anos mais tarde, conseguiu que sinais radiotelegráficos (a letra S do código Morse) emitidos de Inglaterra, fossem escutados claramente em St. Johns, no Labrador, atravessando o Atlântico Norte. A partir daí, fez muitas descobertas básicas na técnica rádio.
Em 1909, 1,7 mil pessoas são salvas de um naufrágio graças ao sistema de radiotelegrafia de Marconi.Em 1912 a companhia de marconi já produzia aparelhos de rádio em larga escala, particularmente para navios. Em 1915, durante e depois da primeira guerra mundial assumiu várias missões diplomáticas em nome da Itália, em 1919 foi o delegado italiano na Conferência de paz de Paris.
Em sua infância, passava muito tempo viajando com a sua mãe Annie, que adorava a região do porto de Livorno, na costa oeste da Itália, onde vivia sua irmã, dessas viagens a Livorno, surge o amor de Marconi pelo mar. Em livorno estava instalada uma academia da marinha real italiana, a Regia Marina, Marconi tinha o incentivo do pai(Giusepe) para entrar na academia naval, mas não conseguiu, no entanto, seu amor pelo mar o acompanhou durante toda vida.
Em 1920 partiu para sua primeira viagem no "Elettra", um navio de 61m que comprou e equipou para ser seu laboratório no estudo de ondas curtas e também seu lar, além da família, as cabines do Elettra vivia cheias de visitantes ilustres, entre eles os reis da Itália, da espanha e George V e a Rainha Mary da inglaterra, as festas no Elettra ficaram famosas pelas músicas transmitidas pelo Rádio diretamente de Londres. A empresa de Marconi montou o novo Imperial Wireless Scheme", destinado a montar estações de ondas curtas em todo território britânico. Em 1929, em reconhecimento por seu trabalho, recebeu do rei da Itália o título de marquês. em 12/10/1931 acendeu, apertando um botão em Roma, as luzes do Cristo Redentor na noite de inauguração da estátua.

Em Outubro de 1943, a Suprema Corte dos EUA considerou ser falsa a reclamação de Marconi que afirmava nunca ter lido as patentes de Nikola Tesla e determinou que não havia nada no trabalho de Marconi que não tivesse sido anteriormente descoberto por Tesla. Infelizmente, Tesla tinha morrido nove meses antes.
No entanto, muito embora Marconi não tenha sido o inventor de nenhum dispositivo em particular (ao usar a bobina de Ruhmkorff e um faiscador, como antes o haviam feito De Forest e Tesla na emissão, repetiria Hertz, gerando as ondas hertezianas (Experimento de Hertz] com um "Ressoador de Hertz") e usou o radiocondutor-detector Coesor de Branly na recepção, acrescentando a antena de Popov a ambos os casos) parece ser possível afirmar que Marconi é, na verdade, o inventor da rádio, (na forma da Radiotelegrafia e Radiotelefonia, Telefonia sem fio) visto que ninguém, antes dele, tivera a ideia de usar as ondas hertzianas com os objectivos de forma prática ou rotineira, de comunicação (exceto Landell de Moura).
Lee de Forest o havia feito, mas apenas para testar a sua válvula eletrônica.
Tendo seu valor reconhecido, Marconi foi agraciado em 1909, recebendo juntamente com o alemão Karl Ferdinand Braun o Nobel de Física. Braun é o descobridor dos semicondutores, dentre eles o sulfeto de chumbo natural, um mineral conhecido como galena, base do histórico rádio de galena.
Transmissão de Onda de Rádio   
 As ondas de Rádio ou ondas hertezianas, são ondas eletromagnéticas, elas são compostas por energia de campo elétrico e campo magnético, pelo fato de pertencerem ao espectro das ondas eletromagnéticas.
 A transmissão das ondas hertezianas são feitas da seguinte forma: supomos um transmissor ligado a uma antena dipolo, durante algum tempo o dipolo fica carregado de cargas opostas em cada um de seus elementos, cria um campo elétrico em torno da antena, com isso é formado um verdadeiro capacitor, este dielétrico, o ar.
Quando a tensão do gerador cai, automaticamente o campo se contrai, mas antes que a última linha de força chegue ao transmissor, acontece uma nova polarização, na forma contrária da primeira, com isso expulsando o primeiro campo.
Todo este processo acontece com uma velocidade de 300.000 Km por segundo, e a quantidade de vezes em que acontece a formação dos campos em um segundo é definida como a frequência, Hz. Portanto se velocidaquiser saber qual o tamanho da onda, basta dividir 30.000 pela frequência, então achará o tamanho em metros.
Divisão do Espectro
A UIT(União Internacional de Telecomunicações) dividiu o espectro da seguinte forma:
VLF - Frequências Muito Baixas, de 15 a 30 KHz, ondas sonoras, ultra-sônicas.
LF - Frequências Baixas, de 30 a 300 KHz
MF - Frequências Médias, de 300 a 3000 KHz
HF - Frequências Altas, de 3 a 30 MHz
VHF -Frequências Muito Altas, de 30 a 300 MHz
UHF -Frequências Ultra Altas, de 300 a 3000 MHz
SHF -Frequências Super Altas, de 3 a 30 GHz
EHF -Frequências Extremamente Altas, de 30 a 300 GHz
PROPAGAÇÃO
Todo tipo de energia se propaga, a energia elétrica por exemplo necessita de um meio metálico para ser transferida e se propagar, mas um campo elétrico é formado em torno do meio que ele utiliza para se propagar.
Esse meio onde a energia se propaga sem a necessidade de um meio metálico, é chamado de “ÉTER”. Este conceito foi proposto pelo famoso cientista Isac Newton, quando aplicou e conceituou o meio de propagação das formas de energia radiantes, como o calor, rádio, luz, etc.
As ondas de rádio se propagam no éter, partindo das extremidades das antenas e gradativamente vão perdendo a sua força, por motivo da resistência que o meio provoca (Éter e a Terra). Outros obstáculos contrubuem para a perda de energia, como os prédios, pontes, estruturas metálicas, etc.
As ondas de rádio, são basicamente dividida em dois tipos, as ondas terrestres, que propagam sobre a superfície do planeta, e as ondas espaciais ou refletidas, que são as ondas que tem sua propagação por reflexão ou refração, nas altas camadas da atmosféra terrestre.
 A propagação por refração ou por reflexão, são obtidas pelo motivo de existir uma camada da atmosfera, que é desequilibrada ionicamente e por este motivo chamada de ionosfera ou camada de Kennelly-Heaviside. Portanto essa camada pelo motivo de estar ionicamente desequilibradas, refletem as onda como se a ionosfera fosse um espelho, com isso atingindo cidades e países distantes da estação transmissora.
Ondas muito pequenas, como VHF ou menores, praticamente não conseguem refletir na ionostera com uma ionização normal, elas necessitam de uma camada mais espessa de ionização para conseguirem refletir, isso acontece quando há, por exemplo, chuvas de meteoros, caso contrário, as ondas furam a atmosfera terrestre, portanto para conseguirem contatos a longa diistância utilizam de outros obstáculos para conseguir a reflexão, como por exemplo satélites artificiais e o nosso satélite natural que é a Lua. Os satélites artificiais, também é possível a retransmissão dos sinais e não somente a reflexão, pois alguns satélites, estão equipados com estações repetidoras para radioamadores, onde podem ser utilizadas por qualquer classe.
http://www.py2mao.qsl.br/